quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Breve apontamento

Numa perspectiva histórica, o Kickboxing surgiu em meados dos anos 70 nos Estados Unidos da América, tornando-se numa das modalidades de contacto mais praticadas de todos os tempos. Nasceu da simbiose de vários estilos de Artes Marciais e de alguns Desportos de Combate, sendo os mais influentes: o Karate; o Tae-Kwon-Do; o Thai Boxing e o Boxe Tradicional.

O Kickboxing é um desporto de combate que faz uso de técnicas de punhos e de pernas com propósitos defensivos e ofensivos. A sua prática exige conhecimento técnico; boa forma física; inteligência táctica; qualidades éticas; agilidade e muita vontade. Esta modalidade é composta por seis disciplinas com características próprias: Formas musicais; Semi-Contact; Light-Contact; Low-Kick; Full-Contact; e Muay Thai/Thai Boxing.

O kickboxing constitui-se como uma actividade física e desportiva completa que, quando praticada com regularidade promove um aumento dos índices físico e psíquico, nomeadamente, a coordenação, o equilíbrio, capacidade cardio-respiratória, força, auto-controle, auto-confiança, e concentração. Factores determinantes para uma boa qualidade de vida.

É uma modalidade para todos os sexos e escalões etários, desde que os conteúdos técnicos e pedagógicos e os métodos de ensino estejam devi damente adaptados às características dos respectivos escalões etários. É um desporto seguro que, para minimizar o risco de lesão, exige a utilização de protecções nos pés, na cabeça e no queixo (capacete), na boca (boquilha), nas mãos (luvas), para os homens a coquilha e para as mulheres a protecção de peito.

O ginásio localizado nos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo é apoiado pela Associação Juvenil COI. Este projecto tem como finalidade, por um lado, o ensinamento de formas de defesa pessoal e preparação física (manutenção). Por outro lado, a formação de atletas para as competições amadoras que compõem as várias disciplinas do kickboxing.

Sem comentários: